BASTIDORES DO “FALA BRASIL”
A jornalista Roberta Piza, que apresenta o “Fala Brasil” ao lado de Carla Cecato, teve uma crise nervosa na manhã desta sexta-feira. A apresentadora, um pouco antes do jornal ir ao ar, começou a passar mal, chegou a desmaiar e teve que ser socorrida pela a equipe médica da Record.
De acordo com a coluna “Na TV”, do IG, mesmo com alta audiência, o “Fala Brasil” enfrenta uma crise nos bastidores. Roberta e Carla não se dão bem. O relacionamento das duas teria ficado ainda mais difícil nos últimos dias.
Mesmo sem apresentador o programa, Piza gravou chamadas para o telejornal, que são exibidas ao longo da programação. Roberta deve voltar na segunda (25)
PREMIAÇÃO AMERICANA
A Globo News venceu duas categorias do Promax/BDA 2012, o Global Excellence Promotion and Marketing Awards, prêmio americano considerado um dos mais importantes da criatividade visual. O canal de notícias levou o ouro com a campanha institucional de fim de ano 2011 e o bronze com uma peça para o programa ‘Dossiê Globo News’, sobre o assassinato do ex-presidente norte-americano John Kennedy.
Os resultados foram anunciados ontem em evento realizado em Los Angeles, nos Estados Unidos. O ouro recebido na categoria “News/ Information Program Spot” veio pela chamada de fim de ano de 2011. O vídeo de um minuto resume os fatos mais marcantes daquele ano e concorreu com participantes do mundo tudo. Já o bronze foi conquistado na categoria “Special News Report or Event Programming Promotion” com uma chamada do programa ‘Dossiê Globo News’ do jornalista Geneton Moraes Neto, que criava uma expectativa nos telespectadores sobre os mistérios que seriam desvendados, no especial, sobre o assassinato do ex-presidente norte-americano John Kennedy, em 1963.
Nos dois últimos anos, o canal já ganhou quatro prêmios no Promax/BDA. Ano passado, o departamento de promoções do canal foi premiado com a chamada do programa ‘Milênio’ sobre Ingrid Betancourt e, em 2010, pela chamada especial dos programas ‘Sem Fronteiras’ e ‘Arquivo N’ sobre os cinco anos do caso Jean Charles, o brasileiro que, em 2005, foi morto por engano, no metrô de Londres, pela polícia inglesa.
O Promax/BDA é uma organização americana que existe há mais de 50 anos e é um dos eventos mais importantes da criatividade visual, considerada o Oscar das chamadas.
DECISÃO JUDICIAL
De acordo com a coluna “Radar”, da Veja, a Globo moveu uma ação na Justiça contra a Record por cópia. A emissora de Edir Macedo, segundo alegação da Globo, teria copiado o nome de dois de seus programas.
O “Esporte Fantástico”, da Record, teria como base o nome do “Fantástico” e o do “Esporte Espetacular”, ambos da Globo e que são exibidos aos domingos. O “genérico” da Record inicialmente foi exibido aos domingos, e atualmente vai ao ar aos sábados.
O INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) entendeu que a Globo tem razão e proibiu a Record de usar o nome “Esporte Fantástico”, porém a emissora dos bispos entrará com recurso.
Atualmente, o “Esporte Fantástico” é exibido aos sábados, às 09h45, e é apresentado por Maurício Torres, Mylena Ciribelli e Cláudia Reis. Vale lembrar que Mylena Ciribelli veio da Globo, onde ficou 18 anos e apresentou o “Esporte Espetacular”.