Baturité- Ceará
História
Cidade da região Norte Cearense, distante 100 Km de Fortaleza. Cidade histórica que viveu período de opulência durante o ciclo do café no Brasil. Sua emancipação política data de 09/08/1858, está a 175m de altitude e em 2007 o IBGE estima a sua população em 31.669 habitantes.
Indicadores:
- IDH 0,642 PNUD/2000
- PIB R$ 46.412.000,00 IBGE/2003
- PIB per capita R$ 1.394,00 IBGE/2003
História
Circuito Ceará de Cultura sendo apresentado em uma edição da Feira de Negócios do Maciço de Baturité - FENEB. Após a expulsão dos invasores holandeses, a coroa potuguesa iniciou o processo de ocupação definitiva das terras cearenses. Foi uma ocupação missionária. Por solicitação dos colonizadores Inácio Moreira Barros e seu companheiro André Moreira de Moura, concedeu-lhes do Capitão-Mor João de Teive Barreto, uma Sesmaria cujos limites abrangiam o centro geográfico a partir do qual se iniciaram futuros povoamentos. Nove anos após, ou precisamente em 1755, instalou-se no mesmo local a Missão de Nossa Senhora da Palma, tendo como finalidade realdear os Índios Jenipapos e Canindés. Em 1759, o Desembargador Bernardo Coelho da Gama e Casco elevou em Vila o reduto, dando-lhe o nome de Monte-Mor o Novo d'América e deixando sob o arbítrio das Vigárias Gerais a antiga Missão Jesuítica.
Economia
Atualmente a economia de Baturité baseia-se principalmente na exploração do setor terciário da economia (comércio e prestação de serviços), na extração vegetal e em culturas de algodão, banana, arroz, milho, feijão, café e cana-de-açúcar. Baturité se destaca na sua região sendo um importante centro consumidor e abrigando sede de muitas empresas regionais. Com um comércio forte, base da economia do município, a cidade vem conseguindo muitos avanços na qualidade de vida da população e na modernização da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário